O Ministério da Economia anunciou o lançamento do “Balcão Único”, projeto que permitirá aos cidadãos abrirem empresas de forma simples. O referido projeto foi liderado pela Receita Federal e pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, e desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Segundo dados do Banco Mundial, atualmente, para se abrir uma empresa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo era necessário cumprir 11 procedimentos, o que levava, em média, 17 dias e gerava um custo que representa 4,2% da renda per capita.

Agora, com o novo programa, a coleta de todos os dados necessários para o funcionamento da empresa será feita pelo preenchimento de um único formulário eletrônico. O objetivo do programa é oferecer aos empreendedores a possibilidade de se abrir uma empresa mais rapidamente, sem burocracia e sem perder tempo com exigências e deslocamentos desnecessários.

A 1ª cidade a aderir ao programa foi São Paulo, que já disponibilizou o novo sistema em 15 de janeiro. A próxima cidade a oferecer o sistema será o Rio de Janeiro.

A Equipe do Lembi Advogados permanece à disposição para eventuais dúvidas.