Segundo dados da Receita Federal, foram entregues um pouco mais de 34 milhões de declarações de imposto de renda no final do mês de maio, apontando um crescimento de aproximadamente 7% em relação ao ano anterior.

Segundo a B3, a bolsa de valores do Brasil, em 2020, foram 1,5 milhões de contas abertas por pessoas físicas que operam no mercado de capitais, o que representou um aumento de 92% quando comparado a 2019.

Contudo, não existem no momento dados concretos sobre o número de operações com ações negociadas em bolsa informadas ao Fisco, ou até mesmo o percentual de crescimento dessas informações em relação a 2019, não sendo possível criar uma correlação positiva.

Assim, verifica-se que o aumento de investimento na B3 foi inversamente proporcional às informações sobre os ganhos, uma vez que nenhum desses investidores tinham as informações corretas sobre as operações.

A uma, porque o investidor pode transacionar livremente no mercado de balcão da B3 a compra e venda das ações. Como armazenar o histórico ao longo desse processo ainda é uma novidade, não faz parte da rotina dos investidores.

A duas, porque muitos desses investidores não têm o hábito de buscar ajuda na elaboração das declarações de imposto de renda, de modo que a complexidade e o volume das operações podem exigir o pedido de ajuda.

A três, porque os administradores de fundos de ações e gestores, em alguns casos, não entregaram os informes de rendimentos. Assim, os contribuintes devem buscar os informes com suas respectivas instituições, uma vez que a ausência dessas informações pode resultar na “malha fina”.

A equipe do Lembi Advogados permanece à disposição para dirimir eventuais dúvidas.